Internet

Há quem diga que não consegue viver sem. O consumo de internet no Brasil cresceu cerca de 12 milhões no ano de 2009, quando o país tinha 67,9 milhões de usuários conectados na rede mundial de computadores. Em 2008, o número era 55,9 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Luiz Eduardo Leal, de 23 anos, faz parte dessa estatística. Ele usa a internet por mais de 12 horas por dia para acessar contas de e-mail, conversar com amigos em salas de bate-papo e para estar nas redes sociais. Pós-graduado em Marketing e professor de educação física, ele conta que viu na internet uma alternativa para criar projetos que contribuam para a sociedade. Atualmente ele mantém um microblog no Twitter que publica e recebe diariamente informações sobre o trânsito em Manaus. “Sempre me preocupei com o caos no trânsito porque preciso me deslocar diariamente por ruas que geralmente t~em um fluxo grande de veículos. Como sempre fui internauta nato, bolei algo para aliar as duas coisas. E deu certo”, conta. O perfil criado por ele, “TransitoManaus”, contra com mais de sete mil seguidores.

O aumento no número de empresas que aderiram à internet nos últimos anos incrementando a oferta de conteúdos na rede, além do surgimento de sites de relacionamento são fatores que contribuíram para o crescimento de internautas. Segundo estudo da multinacional IBM, até 2012 o número de conectados em redes sociais, com destaque para o Twitter, Orkut e Facebook, ultrapassará 800 milhões. Os dados sobre esses usuários vão mais além. Outro levantamento do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) aponta que 49% dos internautas brasileiros utilizam a rede em locais públicos pagos, enquanto que o acesso doméstico se manteve estável: 40% dos usuários têm conexão com a rede em casa.

A jornalista Lydiane Souza Santiago, 24, fica online por cerca de horas diárias. Ela trabalha como assessora de imprensa e reconhece a necessidade de divulgar as ações na web. “Eu acredito que o número de pessoas que acessam internet só cresce pela facilidade, comodidade e rapidez com que as informações circulam. Você pensa, tem uma dúvida e procura no Google, por exemplo. É difícil pensar em escrever uma matéria e não ter como enviá-la por e-mail”, disse a jornalista.

As projeções para o aumento no acesso à internet no País mostram números em grande escala. Só para se ter uma ideia, em março de 2009, O IBOPE Nielsen Online passou a divulgar a quantidade de usuários com acesso à internet em residência e no local de trabalho. Neste período, o número era 38,321, em março deste ano saltou para 46.986. Nos próximos dois anos estima-se que o número de usuários duplique. Para a maioria, a sensação de estar conectado a várias pessoas de qualquer lugar do mundo é a explicação para o sucesso da internet.

“A internet significa ter acesso ao mundo de maneira geral sem sair da frente do computador”, analisa Lydiane. Da mesma ideia compartilha a universitária Rose Sobrinho, de 28 anos. Ela trabalha com clippagem online e também gerencia dois perfis no Twitter. “Na verdade, a internet nos dá desprendimento. Muitas vezes, realizado meu trabalho de casa, ou seja, uma nova tendência está surgindo. Hoje mais pessoas têm acesso, principalmente por causa do barateamento dos equipamentos, isso facilita muito”, destaca.

A internet muda a vida das pessoas, assim define a jornalista. “Em 2009, fui a uma comunidade muito pequena na Calha do Juruá, pouco conhecida. Lá, a energia é a diesel. Na visita, encontrei uma escola que tinha um computador com acesso à internet. Você tem noção do que aquilo significa para um lugar tão distante da capital, da modernidade?”, lançou a pergunta.

Status: não publicado

Deixe um comentário

Filed under notícias

Deixe um comentário