Greve dos agentes sociais não paralisa Disk 190, garante SSP

MANAUS – A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado do Amazonas negou que o serviço de emergência 190 tenha sido paralisado por conta de um anúncio de greve dos agentes sociais que trabalham no atendimento.

Segundo o Secretário de Segurança Pública, Sá Cavalcante, o 190 é um serviço essencial e em casos de greve, policiais militares são acionados para dar operação ao atendimento.

A assessoria disse ao Portal Amazônia que os atendimentos à população continuaram sendo realizados durante todo o dia de ontem e que a notícia de paralisação criou um alvoroço na cidade. O disque 190 recebe cerca de mil ligações diárias.

Os agentes sociais anunciaram a greve após reunião com representantes da SSP, da Fazenda e da Superintendência Regional do Trabalho e Empregados do Amazonas realizada na manhã de ontem (15), para tratar sobre o atraso no repasse de verbas para o pagamento do salário atrasado do mês de dezembro do ano passado à cerca de 650 agentes.

Ao Portal Amazônia, a Sefaz confirmou o atraso no repasse da verba ocasionado por questões burocráticas por parte da estrutura do Estado. Ainda conforme a secretaria, outro agravante foi o período de final de ano, que não permitiu que os setores responsáveis realizassem as transações necessárias para o repasse da verba.

O órgão afirmou que os processos para o repasse do valor estão sendo realizados e que não há entrave. Mais de 60 mil pagamentos são realizados por mês pela Sefaz. A quantia do repasse chega a R$ 2 milhões.

– A Sefaz fecha o ano antes de dezembro e somente agora o sistema está voltando às atividades, por isso houve esse atraso. Mas, o órgão estará depositando ainda hoje [ontem] o dinheiro na conta da IDPT.  Vai depender do banco, se depositará a quantia na conta deles ou não-, disse o secretário de segurança.

Os agentes sociais que atuam em delegacias e Centro Integrado de Operações Especiais (Ciops) e Departamentos Integrados de Polícia (DIP) são terceirizados há três anos para a Secretaria de Segurança Pública. Eles são contratados pelo governo do estado por meio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) IDPT. (AL)

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under notícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s