Instituto Chico Mendes apreende pescado em Anavilhanas

MANAUS – Fiscais do Instituto Chico Mendes apreenderam 300 quilos de pescado no Parque Nacional de Anavilhanas, em Novo Airão, no Amazonas. O peixe estava na embarcação “Vencedor”, que partiu do município de Barcelos (a 405 km da capital) com destino a Manaus. Tucunaré e aruanã abaixos da medida permitida para captura estão entre os peixes apreendidos no último sábado (23).

De acordo com o chefe do Parque Nacional, Hueliton Ferreira, o pescado foi doado para a Secretaria de Ação Social de Novo Airão e destinado para bairros carentes do município.


O pescado foi apreendido e distribuido em bairros carentes da cidade de Novo Airao. Foto: ICMBIO/P.N. Anavilhanas/divulgação

Os animais apreendidos estão proibidos de serem capturados devido ao período de Defeso, estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Desde outubro do ano passado até março de 2010, algumas espécies têm pesca proibida devido a ameaça de extinção.


Tucunaré abaixo da medida permitida para captura e aruanã estão entre os peixes apreendidos. Foto: ICMBIO/P.N. Anavilhanas/divulgação

Seis espécies de peixe da região estão na lista do Defeso: matrinchã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e marapatá. O pirarucu tem a proibição permanente e o tambaqui menor de 55 cm também tem a pesca suspensa.

O dono da embarcação que não teve o nome divulgado foi multado em  R$ 6.700.

O arquipélago fluvial de Anavilhanas fica situado no rio Negro, no estado do Amazonas

Matéria publicada originalmente no Portal Amazônia

Advertisements

Deixe um comentário

Filed under notícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s